As bombas centrífugas auto escorvantes tem rotor aberto e bombeiam fluídos com sólidos de grandes dimensões (até 76 mm). Possuem placa de desgaste, portas de inspeção grandes e de fácil acesso, bem como selo mecânico resistente à abrasão no motoredutor lubrificado externamente. As bombas centrífugas largamente utilizadas nas estações de tratamento de efluentes, recalque de água de lagos e rios para irrigação, rebaixamento de lençol freático na construção civil, unidades de combate à incêndio, para carga, descarga e lavagem nos serviços navais, Serviços de emergência para transbordo de produtos, entre outras aplicações.
O funcionamento da bomba escorvante da Varisco é bastante simples. Inicialmente (na primeira partida da bomba após sua instalação) a bomba deve ser escorvada colocando-se água ou o fluído bombeado pela tampa de escorva no topo da bomba. Em seguida, liga-se a bomba e o vácuo produzido quando o rotor gira puxa o ar da tubulação de sucção até escorvar a bomba completamente.
A partir deste momento a bomba entra em regime. Nas próximas partidas a escorva será automática, uma vez que todos os modelos retem fluído internamente, pois o bocal de sucção está acima da linha de centro do rotor, permitindo que a bomba fique sempre cheia de fluído dispensando a necessidade de escorvar a bomba auto escorvante a cada partida.
© Copyright - Techno Pump - Todos os Direitos Reservados - 2013